A criação deste blog teve por objetivo divulgar o trabalho do Núcleo de Estudos de Política Econômica (NEPE) da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul. As atividades do NEPE foram encerradas oficialmente em abril de 2018, por força de decreto do governo estadual do Rio Grande do Sul. As opiniões aqui expostas não refletem quaisquer posições oficiais desta instituição ou de qualquer outra, sendo de responsabilidade exclusiva do autor do blog. Neste momento o objetivo é contribuir para a preservação do patrimônio imaterial da FEE, bem como divulgar e avaliar criticamente as análises econômicas realizadas no Rio Grande do Sul.

19 de jun. de 2012

Demanda doméstica e crescimento no Brasil

Disponibilizo uma  versão prévia da nota  para a carta de conjuntura da FEE, onde cogito a necessidade de uma postura mais expansionista da política fiscal, em conjunto com a política monetária menos conservadora que estamos aparentemente praticando, para que se viabilize um crescimento econômico a ritmo mais próximo do período 2004-2008, que tomo como objetivo de política econômica. As "contribuições" referidas no texto correspondem aos indicadores calculados conforme o documento que explicita o método de cálculo dos indicadores de contribuição ao crescimento da oferta e demanda agregadas.
Faço ainda uma advertência aos leitores de que este não me parece ser melhor método para avaliar os efeitos da política fiscal, embora pareça uma razoável maneira de analisar a questão mais geral sobre a demanda doméstica e externa. Uma análise mais cuidadosa e mais adequada da política fiscal brasileira pode ser encontrada no texto de Pinkusfeld & Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário